quarta-feira, 17 de novembro de 2010

escrito IX

a separação
[23 de Novembro 1966, "Vera Cruz" parte com destino a Angola - campo militar do Grafanil, nos arredores de Luanda]


A madrugada estende-se de forma leve sobre o peito negro da noite. Tocam-se, diluem-se, amarram-se como dois amantes que se despedem num último beijo, numa última carícia, num último fôlego. Um instante, um pequeno instante, tão claro, tão lúcido, tão real. Tão curto. Choram uma despedida envolta no frio dos corações que adormecem exaustos, que se confortam num sono profundo, que se embalam em leves soluçares, que choram: chove. Um pequeno instante que os junta. Um pequeno instante que os separa. Um momento. Tão curto. A madrugada. Noite e dia.


Resolve-se um risco de luz no quarto.
A parede é agora riscada, é agora parede riscada;
Dizes, amo-te meu querido, amo-te para a eternidade.
A parede está riscada de luz, dizes, amo-te até morrer,
Olho a parede enquanto o dizes, amo-te amor, sussurraste.
Ainda te lembras? Usaste a palavra mais uma vez, amo-te mesmo muito.
A parede era agora uma mancha de luz, e tu sabias.
Olhei-te e encontramo-nos no mesmo olhar, tão cheio
Encontramo-nos e não houve qualquer palavra, ali, tão profunda
Não houve palavra para aquilo tudo, não.

Dançamos com o olhar um do outro, tu sabias
A parede erguia-se da penumbra, dançamos.
Lembro-me que sorrias, um sorriso de aguarela,
Um sorriso a duas cores, negro e branco, tu sabias e eu também.
Sabias-me no destino, nessa madrugada. Negro.
Amavas-me ali, sem palavras, amavas-me. Branco.
Um sorriso aguarela, lembro-me, e sabia-o assim
Cheio de dor porque tu, também
Vias a luz na parede;
Vias a hora chegar para me roubar de ti.
Mas sorrias, e sorrias para mim.

Lancei o meu corpo nu sobre o teu, abracei-te
Escondi o olhar húmido no teu ombro, beijaste-me.
Vai correr tudo bem, amor, beijaste-me.
Deixei-me entregue ao silêncio dos teus braços,
Ao momento, na tentativa de atrasar o tempo.
Olhei mais uma vez a parede, manchada, consumida pela luz.
Levantei-me e olhei-te, tu também a olhavas.

Não queria partir, mas nós os dois sabíamos disso.

Quebraste o silêncio, amor vai correr tudo bem, amo-te.
Tu sabias, eu sabia, o mundo sabia, a nossa dor.


2 comentários: